CentroVivo Foi um Ensaio desenvolvido com o objetivo de propor uma reestruturação urbana para a zona central da cidade de Santa Cruz de la Sierra, Bolívia.
O que se propõe:



Este “Ensayo" propõe uma revisião do processo de ocupaçao do Centro Histórico da cidade de Santa Cruz de la Sierra. Para que tal processo tenha êxito solicita-se o estabelecimento de um novo paradigma; o qual exige significativos, e radicais, transformações, sejam elas morfológicas, tipológicas, ambientais e comportamentais.
Trata-se de um trabalho teórico e crítico. Não é necessariamente um Plano; é um postulado que culmina em uma proposta de Desenho Urbano que, para sua eficácia, sugere uma mudança substancial de paradigma.
No desenvolvimento do trabalho História e Teoria sustentam o processo Crítico, o qual estrutura nosso repertório conceitual e se torna o ponto de partida para as futuras proposições, ou seja, para a prática do projeto.
Após uma sensível e atenta leitura do lugar surge uma proposta para um novo Desenho Urbano para o setor central da cidade de Santa Cruz. As propostas são subdivididas em Ruas (Calles) e Quadras (Manzanas): Para as Ruas_ propõe-se uma nova compreensão do espaço público, redimensionando seus espaços e inseridos novos elementos. Para as Quadras Urbanas, propõe-se um novo desenho, mantendo porém suas características tipológicas em relação às ruas e outorgando-lhes um novo significado, principalmente no que se refere à ocupação de seu interior.
São propostas para uma situação particular e específica que podem se tornar um modelo para ações futuras, dependendo dos interesses e oportunidades gerados. São sugestões que visam participar do processo de construção de uma Nova Imagem para a Cidade de Santa Cruz; rumo a um novo "lugar" urbano: rumo a um CentroVivo.
"MANZANAS"|Quadras Abertas_proposições

"CALLES"|Novo Paradgima_proposições




